#11: A maneira certa de fazer inimigos e como evitá-la.
- Grow Up
- 26 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Dale inicia este princípio expondo sua opinião de que se você deseja provar a alguém que ele está errado, a última coisa que você deve dizer é: você está errado. Ele explica que dessa forma você estará desferindo um golpe direto contra a sua inteligência, contra seu julgamento, orgulho e amor-próprio. Isso fará com que ele queira revidar, e não que ele mude. Nunca comece dizendo: “Vou provar isso ou aquilo”. Isso equivale a dizer: “Sou mais inteligente que você. Vou dizer-lhe uma coisa ou duas e mudar sua opinião”.
Carnegie cita Lord Chesterfield respectivamente ao dizer: “Seja mais sábio que as outras pessoas, se puder; mas nunca lhes diga isso”. Dale defende que ninguém, mesmo que viva no céu, na terra, ou nas águas, ou debaixo da terra, se oporá a você, se disser: “Posso estar errado. Vamos examinar os fatos”, e que você nunca terá aborrecimentos admitindo que ode estar errado. Isto evitará todas as discussões e fará com que o outro torne-se tão inteligente, tão claro e tão sensato como o foi você. Fará com que ele também queira admitir que possa estar errado.
O autor chega à conclusão de que se formos conduzidos gentil e habilidosamente, poderemos confessar nosso erro para os outros e até sentir orgulho da nossa franqueza e sensatez. O mesmo, porém, não acontece se alguém procura impor um fato que não é do nosso agrado. Assim, não discuta com ninguém, não lhes diga que estão errados, nem os aborreça, use um pouco de diplomacia.
Segundo princípio da parte 3: Respeite a opinião das outras pessoas.
Comments