Como não procrastinar: 5 dicas práticas!
- Grow Up
- 12 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Hoje vamos falar sobre um problema frequente de muitos estudantes: a #procrastinação. Para ajudar os pais e filhos a se livrarem desta dificuldade, compartilhamos com vocês 5 dicas práticas:
1. Começar com pequenos hábitos e atitudes. Incentive seu filho a começar com pouco, para progredir de acordo com o tempo. Comece com 1 página de leitura por dia, 1 questão a mais, 5 minutinhos a mais estudando. Comece de uma forma que seja impossível não conseguir, de tão fácil ou pequeno que é, e com o tempo você poderá progredir.
2. Os estudos do seu filho não irão ficar melhores no futuro do que como ficarão se ele começar agora. Uma das causas da procrastinação é colocar empecilhos para iniciar uma atividade hoje. “Tenho que ter um tempão livre para fazer essa atividade porque ela tem que estar perfeita!” ou “Hoje não estou tão bem assim e o trabalho vai sair horrível” são pensamentos que seu filho deve evitar. Começar agora é quase sempre melhor do que começar apenas quando tiver tempo, ou quando não tiver um compromisso. Incentive-o a começar de forma devagar hoje mesmo.
3. Saiu da linha? Volte imediatamente. O problema aparece quando você faz da exceção, a regra. Não há problema em falhar um dia, uma tarde, ou uma vez. Caso seu filho deixe de fazer a tarefa de casa, estudar, ou cumprir alguma atividade que você propôs, mais importante do que focar neste erro, é buscar alguma forma de não o deixar acontecer novamente.
4. Vá com calma e seja paciente. Siga um ritmo que você sabe que vai conseguir ser frequente. Mais importante do que realizar grandes avanços em pequenos intervalos de tempo, é manter os pequenos avanços que seu filho tem conseguido. 5 questões por dia, todos os dias da semana, rendem mais do que 20 questões num único dia. Se preocupe mais com a constância dele ou dela em estudar, do que se ele conseguiu fazer muita coisa em um único dia.
5. Faça um planejamento que inclua os imprevistos. Ainda que seu filho comprometa a não procrastinar, os imprevistos podem acabar com os planos dele. No entanto, uma mudança de comportamento pode ser o bastante para prevenir essa situação. No planejamento semanal de estudos, inclua um tempo livre, e não crie uma agenda muito apertada, é mais importante cumprir uma agenda simples e que ajude, do que planejar muitas tarefas e não cumprir todas.
Dica Extra: Entenda a importância do que deve ser feito. Entender a importância de cada tarefa e as responsabilidades atribuídas a elas faz com que procrastinemos menos em tarefas corriqueiras. Pode parecer pequena a importância de estudar num período longe da prova, ou exercitar um assunto que já se entende bem, mas, quando paramos para pensar que isso faz parte do que é necessário, e que para ter bons resultados é preciso realizar todas as pequenas tarefas, o estudo diário ganha mais importância. Então, ajude cada vez mais, de forma amorosa, seu filho a entender como cada tarefa, cada página, cada minuto a mais de estudo é importante para que ele melhore seus resultados na escola.
Kommentare